Conclusão

 

    Após a longa observação e análise deste ano, que ficou para a História devido aos acontecimentos que nele eclodiram, podemos defender a tese de que 1968 foi o ano que começou antes do ano, tendo o seu inicio, como já foi referido anteriormente, no Festival de Monterey, em 1967.

    Para além disso, defendemos também que 68 foi de facto um ano alucinante e são praticamente inesgotáveis os adjectivos que lhe podemos atribuir, pois deixou marcas para a História e delas nasceram muitas das bases sociais da nossa sociedade actual.

    Para podermos defender estas duas ideias que em cima apresentámos, procederemos à avaliação dos acontecimentos que nos permitirem sustentar estas ideias: em relação a Monterey, este festival serviu para o despertar de uma nova mentalidade e estilo de vida (Movimento Hippie), serviu também de protesto contra a Guerra do Vietname.

    O Festival levou a que muitos jovens contestassem a guerra, fazendo manifestações em que reivindicava que a guerra era imoral. Havia cartazes de incentivo ao fim da guerra que a paz prevalecesse.

    No panorama americano, podemos ver que foi um ano de mudanças significativas, principalmente a nível de mentalidades e a maneira como a população americana lidava com a indiferença e desrespeito em relação ao que não se enquadrava nos padrões da sociedade.

    Para contornar estes obstáculos surgiram Homens revolucionários e originadores de esperança, lutando pela igualdade dos direitos cívicos dos negros e pela mudança de mentalidades. Um desses Homens foi Martin Luther King, este ícone levou a sua mensagem a várias regiões do país, lutando contra a discriminação e a favor de uma sociedade igualitária. Para reforçar a ideia referida no inicio de que as marcas para a História deixadas em 68 não foram apenas desse ano, mas continuam presentes na actualidade, exemplo disso é Barack Obama, que deu uma continuidade ao que Luther King defendia, isto é, a abolição da discriminação racial e a defesa dos direitos cívicos.

    O Maio de 68 afirmou a igualdade entre Homens e Mulheres, também ficou marcado pelas manifestações juvenis. Os movimentos estudantis, os movimentos do operariado e feministas juntam-se de modo a lutarem pela mudança, a luta por uma sociedade igualitária torna-se mais forte.

    Este movimento alcançou algumas mudanças do ponto de vista das mentalidades e dos valores e ficou para a história como um movimento que mudou as mentalidades das gerações seguintes.

    A marca deixada na Primavera de Praga para a história é a atitude heróica que os jovens tiveram ao enfrentar os tanques soviéticos quando invadiram a cidade de Praga.

    Também a chegada à Lua trouxe mudanças, conduziu a uma evolução para a Humanidade.

    Com todas estas marcas deixadas na História, pelos vários acontecimentos que decorreram no ano referido, podemos verificar o quão Alucinante foi o ano de 68.